Product Management: por onde estudar de acordo com seu conhecimento

Jessica Seixas
10 min readJul 5, 2021
Feito por storyset.com

Minhas referências de 8 anos de carreira

Desde que iniciei minha carreira, há uns belos 8 anos atrás, sempre pautei meus estudos em livros, bons artigos de pessoas reconhecidas no mercado e cursos. Ao longo desse tempo, fui guardando em pastas nos meus favoritos do Chrome os artigos mais legais e interessantes. E aí, um belo dia, eu pensei: — “Por que não compartilhar o que me ajudou nesses anos?”.

E cá estou, abrindo minha caixa de pandora para você, cidadã do bem e curiosa por coisa boa. Para facilitar ainda mais a sua vida, vou separar o que considero bom para cada momento de carreira e expertise. Lembrando, você SEMPRE vai encontrar mil e outras referências e livros. Essas são as minhas indicações para você sair da página em branco e o que me ajudou também. Ou pelo menos te ajudar a priorizar todas as dicas que você já leu e recebeu por aí. Mas como uma boa pessoa de produto, seja curiosa e busque referências além das que estão aqui, tá?

Eu separei esse artigo em 3 partes. A primeira parte é direcionada às pessoas que buscam uma migração para área de produto ou até mesmo uma primeira experiência profissional. Na segunda parte, eu aprofundei em conteúdos de Product Management, direcionado a quem já está na área e já atua com produto. E na terceira parte, é direcionado às pessoas que buscam ganhar mais senioridade e ler conteúdos mais densos e aprofundados.

1. Para quem tá começando (bem no comecinho mesmo)

Comece explorando os autores de Produto, Tecnologia e Agilidade. Pessoas que estavam lá bem no início do desenvolvimento de software ou trabalhavam em big techs legais e depois decidiram compartilhar o aprendizado.

Dica valiosa: muito do que você vai ler no “by the book” dessa galera é MUITO difícil de colocar em prática. Mas você precisa saber fazer o certo e ser a evangelista de um mundo de desenvolvimento melhor para todos. Mas não se frustre, nem sempre acontece como nos livros. Não desista, uma hora vai! :D

Por onde começar?

  • Comece pelo Lean Startup, do Eric Ries (versão em PT-BR é Startup enxuta). Esse livro é o basicão sobre como desenvolver produtos de maneira ágil, sempre pensando em pequenos incrementos de produto e validação de ideias. Lá você vai aprender sobre os famosos conceitos: MVP, errar rápido para aprender rápido, focar no cliente, métricas importantes e pivotar algo.
  • Em seguida, leia os conteúdos do Marty Cagan. Ele escreveu um livro chamado Inspired (versão em PT-BR é Inspirado) sobre como criar produtos digitais que os clientes amam. Basicamente ele resumiu como criar produtos digitais, desde como montar times a explicar os papéis. Ele também pincelou técnicas importantes de gestão de produto. É legal começar por ele porque tem uma boa base.
  • E para você já começar a ter uma noção de desenvolvimento, comece também a entender sobre agilidade. Um bom primeiro passo é entender o que é o framework SCRUM. Então, indico o pai dos livros: SCRUM: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo. Título mais click-bait impossível. Hahahaha. Enfim, você vai entender o que o povo chama de scrum master, product owner, sprint, review, etc… mesmo que no futuro, talvez você utilize mais Kanban… ah, mas deixa isso mais pra frente. Esse livro não substitui estudar mais profundamente, tá? O framework é simples de entender e complexo de aplicar.
  • Start with why, esse livro vai abrir sua mente sobre como sempre começar pelo porquê das coisas, inspirando pessoas com o propósito. Simon Sinek é um excelente autor e nesse livro ele explica o conceito do Golden Circle — Why, How e What. Muito útil para o início de carreira.

Depois desses quatro livros, você vai ter um pequeno conhecimento sobre como desenvolver produtos digitais. Claro, teoria, como eu falei anteriormente. Porém, guarde todos os conceitos com muito carinho, você vai continuar falando deles durante toda a sua carreira. Se você já veio de alguma área como Designer, Agilidade ou Desenvolvimento, pode ser que você já tenha o básico e possa ir para o próximo level.

Conteúdos adicionais:

Newsletters legais com conteúdos diversos:

2. Para quem já conhece e quer dar um “up” no conhecimento básico:

Sem entrar em méritos de senioridades (júnior, pleno ou sênior) por aqui. Você que já sabe bem os conceitos básicos importantes, já dialoga e negocia com o stakeholder por um MVP que realmente faça sentido, sempre busca analisar o impacto e os resultados do que está desenvolvendo… mas sente que falta um “a mais”. Falta aprofundar na estratégia, ou ter uma visão mais holística do todo, ou criar a casquinha mais grossa mesmo.

  • Leia The Hard Thing about Hard Things: — O autor é o Ben Horowitz, respeitado empresário do Vale do Silício, já montou e viu um monte de startup nascer e morrer. Ele fala o quão difícil é fazer as coisas darem certo. Esse livro te ajuda muito a criar empatia por seus líderes. Você entende coisas numa visão bem mais executiva e high-level. Inclusive, nesse livro tem aquele famoso texto sobre o PM ser o CEO do produto (polêmico, por sinal). Ele é bem direto ao ponto, por isso a leitura é legal e vai te trazer bastante visão de negócio.
  • Product Management in Practice. Poucas pessoas falam sobre esse livro, mas eu adorei ler, é bem basicão mas te faz relembrar conceitos importantes. O autor explora 4 conceitos que ele define como CORE do Product Management: Communication, Organization, Research, Execution. Nessa etapa da carreira, é muito importante você priorizar o que precisa melhorar, e através dessa visão segmentada, é mais fácil para organizar seus estudos. Um livro plus nesse assunto: The Product Book: How to Become a Great Product Manager
  • Depois que você já leu o fantástico mundo do Marty Cagan (vulgo Inspired), recentemente ele lançou o Empowered, que é um livro bem legal que ele explica como criar times empoderados de produto. Se você achou difícil colocar o que aprendeu no Inspired em prática, imagine nesse. Porém, vai ser incrível se você entender bem o conceito e conseguir buy-in para aplicar no seu cenário (ou se for sortuda e já trabalhar num ambiente assim).
  • E aí, você entende que muitas vezes você caiu na armadilha de ser uma máquina de delivery de produtos que não entregam bons resultados… boa hora então de ler o Escaping the Build Trap, da Melissa Perri. Esse livro é um ótimo tapa na cara, de como pensar em outcomes ao invés de outputs, construir culturas fortes de produto e principalmente não cair na armadilha de só entregar feature sem se preocupar com o real valor esperado.
  • E por último, pode ser que você esteja começando a se movimentar para buscar novos desafios. Para se preparar para entrevistas e cases, nenhum livro ou artigo é melhor que o Cracking the PM Interview. A autora mastiga todos os detalhes de uma boa entrevista de produto. Você aprende como responder perguntas abertas, como pensar de forma crítica (fazer perguntas pra esclarecer antes de sair respondendo). Ela também explica como funcionam os processos seletivos de big techs como Google, Amazon, Twitter, Facebook, entre outras. Várias empresas de tecnologia no Brasil seguem esses modelos de avaliações.

Esses livros vão te tornar uma pessoa "chata", porém, no caminho certo. Sempre que você precisar, se sentirá mais confiante para entender o real conceito e o que é o certo a ser feito e aplicado. Vai negociar com muito mais clareza e argumentos do porque você está priorizando tal coisa ao invés de outra. Vai te ajudar a estruturar aquele NÃO bem importante para um stakeholder atrás de features. É aqui que nasce o verdadeiro Product Mindset e que as coisas saem de "máquina de fritar pastel" para "máquina que entrega produtos que as pessoas amam e ainda assim, funciona para o negócio".

Conteúdos adicionais:

Newsletters legais com conteúdos diversos mais aprofundados:

3. Para quem já domina e quer aprofundar os temas mais complexos

Esse é o momento da carreira que você chega numa posição confortável e já conhece bem os assuntos, os autores, a panelinha do mercado… mas mesmo assim, ainda se sente insegura em aplicar algumas técnicas, a tomar algumas decisões ou até mesmo não sabe como colocar em prática tudo o que aprendeu na teoria ao longo desses anos.

Nesse momento, livros mais básicos com a teoria simples não enchem mais os seus olhos. Você quer coisas mais complexas, mais game-changers, mais insightful.

Como tudo na vida, essa parte é a mais complexa. Eu trouxe aqui um pedaço do artigo traduzido pela PM3, onde eu indico livros de acordo com cada categoria da PM Wheel. Uma dica é você usar esse framework para te ajudar a identificar seus gaps e direcionar seus estudos (para saber mais detalhes, leia o artigo da PM3).

1- "Entender o problema: A gerente de produtos está ciente sobre os principais problemas dos usuários do produto em que trabalha? Ela entende as motivações, questões e crenças dessas pessoas? E ela pensou quais são as necessidades da empresa/organização quando se trata da criação deste produto?"

2- "Encontrar uma solução: Ele encontrou um bom problema para resolver? Ótimo! Ele consegue criar possíveis soluções e experimentos para testar esses problemas?"

3- "Planejar: Não importa se você é um fã dos bons e velhos roadmaps, ou se você domina os mais novos macetes de planejamento ágil, gerentes de produto precisam ter um plano e uma história para explicar qual o próximo passo."

4- "Fazer: Todo gerente de produto precisa saber como trabalhar com seu time de desenvolvimento para que o produto chegue ao consumidor."

5- "Ouvir e aprender: Depois que você entregou algo novo, você vai querer observar se e como as pessoas estão usando, para iterar nos aprendizados e melhorar o status atual."

6- "Time: O quão bom é o gerente de produtos quando se trata de trabalho em equipe? O que ele sabe sobre liderança por influência e motivação de times?"

7- "Crescimento: A gerente de produtos está investindo tempo no seu crescimento como uma pessoa de produto?"

8- "Agilidade: Ele está só vivendo em um mundo ágil ou ele entende completamente os valores, princípios e jeitos ágeis de se trabalhar?"

Conteúdos adicionais:

Newsletters legais com conteúdos diversos mais aprofundados:

Podcasts:

EXTRA: Tô liderando pessoas! E agora?

Se você está num novo desafio de liderança ou em busca de um, tenho algumas indicações de literatura (fora de ordem de prioridade/relevância):

Ufaaaa, se você chegou até aqui, muito obrigada. Dediquei um tempo para organizar toda essa bagunça, mas espero que tenha sido útil.

E caso você tenha mais sugestões e queira contribuir com a lista, comente aqui embaixo.

Obrigada!

--

--

Jessica Seixas

I'm a product lover and Group Product Manager @ iFood. My goal at the end of the day is to change the world. 🙋‍♀️